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Quais as competências essenciais para organizar nos eventos?

Atualizado: 22 de nov. de 2022

Há quem pense que consolidar uma carreira de sucesso como organizador de eventos é uma tarefa fácil. Ainda existe uma aura de glamour que envolve essa categoria e pode enganar muita gente. Porém, quem vivencia esse cotidiano na prática sabe que há muito trabalho sério e dedicação envolvidos.

A verdade é que, como em qualquer outra profissão, é preciso ter muitas características e competências específicas para que o ofício seja realizado com qualidade, entregando ao cliente uma produção à altura do esperado. Tanto é que há até cursos voltados à formação de profissionais nessa área.

Veja a seguir quais são as 11 características essenciais para um organizador de eventos. Quais delas você já tem? Quais delas precisa desenvolver para melhorar em sua carreira? Confira!

11 Características essenciais para organizar eventos:

1. Organização e gerenciamento de tempo

Você deve conhecer algumas pessoas que deixam tudo para a última hora, que não organizam seu horário de trabalho e que estão sempre se lembrando de alguma tarefa que havia sido esquecida. Provavelmente essas pessoas não estão trilhando uma carreira de sucesso.

Ser uma pessoa organizada, saber gerenciar seu tempo e planejar suas ações são habilidades que qualquer profissional deve ter, mas que se tornam ainda mais essenciais ao organizador de eventos. Em muitos momentos você vai precisar priorizar algumas questões em detrimento de outras. Se você for organizado, vai tirar isso de letra.

2. Habilidade de antecipar problemas

Se antecipar aos problemas é uma boa maneira de evitar ser surpreendido por questões que atrapalham sua organização. Essa competência cresce com a experiência e com o conhecimento sobre a área de atuação, mas é possível contribuir para isso pesquisando sobre alguns aspectos básicos como: legislação, boas práticas na organização de eventos, questões relacionadas à segurança etc.

3. Facilidade de relacionamento

Como organizador de eventos, você vai estar em contato com uma infinidade de pessoas — sejam elas seus chefes, sejam elas fornecedores e até mesmo os clientes finais. Por isso, saber lidar com os mais diferentes tipos indivíduos é uma característica fundamental.

Facilidade de relacionamento não envolve apenas a simpatia e a boa vontade com as pessoas. É preciso também saber falar a mesma língua que elas — e, assim, se fazer entender — e saber ouvir, como você verá mais à frente neste texto.

4. Conhecimento de técnicas de negociação

Esse item está diretamente relacionado ao anterior — afinal, como ser um bom negociador sem saber se relacionar? Por vezes, conflitos são inevitáveis e, nesses casos, é preciso ter jogo de cintura para lidar com o problema da maneira menos danosa aos envolvidos, e especialmente sem prejudicar a produção a que todos se dedicam.

Mas não é só nesses momentos que as técnicas de negociação são importantes. A todo momento será preciso negociar com fornecedores questões como orçamentos e serviços oferecidos, por exemplo. Nesses casos, se você não souber no que ceder, do que não abrir mão, ou ainda, se deixar de controlar a ansiedade e a linguagem corporal, todo o trabalho de relacionamento pode ser arruinado.

5. Destreza com números

Não é preciso saber fazer contas complexas de cabeça, mas conseguir realizar algumas estimativas rápidas vai te ajudar em diversos momentos. Além disso, você precisará lidar com os números o tempo inteiro para não se descontrolar com valores de orçamentos e prazos e, assim, manter o planejamento financeiro em dia.

6. Criatividade

Não importa o quão especialista você seja na arte de antecipar problemas, pois eles vão surgir mesmo assim. Muitas vezes, inclusive, vão te parecer impossíveis de solucionar. Por isso, você como organizador de eventos, vai precisar ter bastante criatividade para encontrar soluções.

Ela vai ser sua aliada também na hora de propor ações inovadoras para o evento. Fazer mais do mesmo pode ser uma forma segura de trabalhar, mas é a novidade que vai chamar atenção e te destacar no mercado.

7. Boa apresentação

Uma boa apresentação é fundamental, o que significa estar vestido e arrumado de acordo com cada ocasião. Se você tem uma reunião com fornecedores, por exemplo, vista-se adequadamente, de maneira mais social.

Já se você está supervisionando a montagem do evento, você pode estar com roupas mais confortáveis — até mesmo para colocar a mão na massa e ajudar em algo que seja necessário —, mas tenha em mente que você é a pessoa responsável por tudo aquilo e, portanto, deve dar alguma atenção ao vestuário.

8. Atenção aos detalhes

Há um provérbio que diz: “o diabo mora nos detalhes”. E pode ter certeza, são eles que fazem toda a diferença na produção de eventos. Nunca subestime a capacidade que as coisas pequenas tem de provocar problemas, como a falta de um carimbo em um documento, um parafuso que estava em falta e alguém substituiu por outro, ou qualquer outra coisa que possa parecer irrelevante à primeira vista.

Isso não significa, é claro, criar preocupações com coisas que são realmente bobas. Porém, é preciso ter consciência de que é preciso estar atento a tudo. Lembra-se da habilidade de antecipar problemas? Sendo detalhista, você vai melhorá-la ainda mais.

9. Aptidão para ouvir

Saber ouvir é imprescindível nessa profissão. Você nunca será especialista em todas as áreas técnicas envolvidas na organização de um evento, portanto é preciso ouvir aqueles que entendem dos assuntos sobre os quais você tem pouco conhecimento.

Além disso, dar atenção ao que as pessoas falam influencia muito em um bom relacionamento. Ninguém quer trabalhar com quem não reconhece que o outro é perito naquilo que trabalha. Por isso, abra seus ouvidos e mente para o que seus colegas têm a dizer.

10. Capacidade de delegar tarefas

Não tente abraçar o mundo com as mãos, desempenhando todos os papéis na produção dos seus eventos. Quem quer fazer muito, pode terminar não conseguindo concluir nada. Delegando tarefas, você vai poder voltar sua atenção aos problemas mais sérios e urgentes, bem como à gestão do trabalho de toda a equipe.

11. Interesse por assuntos atuais e novidades do mercado

Quando falamos sobre criatividade, talvez você tenha se questionado sobre como inovar. Afinal, como ter uma ideia criativa do nada? Todos somos frutos de nossas interações: o que lemos, o que ouvimos, as conversas e discussões que travamos — tudo isso fica armazenado em nossa mente e pode inspirar um pensamento inovador.

Por isso, é importante ter atenção quanto aos assuntos mais atuais e às novidades do mercado de eventos. Assim, você alimenta sua criatividade e, quando menos esperar, verá que está criando conceitos ou ações que nunca foram concebidas antes.

Thomas Edison, o inventor da lâmpada elétrica, já dizia que a genialidade é fruto de 1% de inspiração e 99% de transpiração. Mas, sem dúvidas, ele poderia estar falando do trabalho de um organizador de eventos, não é mesmo? Como você pode perceber pelas competências que listamos aqui, trabalhar com produção requer muita disciplina e dedicação.

Mas existem algumas formas de otimizar o seu tempo e ajudar nos seus afazeres de produto. Para saber como, confira nosso artigo sobre as 6 melhores ferramentas para organizar a produção de um grande evento e continue trilhando o caminho para uma carreira de sucesso!

Dúvidas na segurança do seu evento fale conosco.


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